Criar um Site Grátis Fantástico
TURISMO
O QUE PRECISA MELHORAR NO TURISMO EM MACEIÓ AL
OS HOTEIS
OS GUIAS TURISTICOS
OS RECPITIVOS
SEGURANÇA
PONTOS TURISCOS
Ver Resultados

Rating: 2.7/5 (824 votos)






Partilhe esta Página

 

 VEJA O BLOG DE PINTURA EM AZULEJO

 

 

 

 

 Bandeira de Alagoas

 Bandeira de Alagoas

Brasão de Alagoas
Brasão do Estado

 Dicas de Turismo em Maceió

Ao chegar a Maceió Faça passeios com receptivo locais, nunca com empresas grandes como a CVC pois sempre vai sair mais caro, os recptivos locais são mais barato e tem a mesma qualidade, como por exemplo conforto e segurança. 

  

A política do Brasil

   A política do Brasil é imunda por, só temos ambiciosos no comando e vai continuar assim, em quanto a população brasileira não se reunir e fazer uma grande revolta política e acabar com os salários auto,e suborno e Guerras política.nos temos que se movimentar sobre isso ate quando isso vai acontecer. Israel de lima

 

Um dia para mim

  Um dia para mim é igual a 1 minuto e para muitos uma eternidade,ontem tinha 10 anos, hoje tenho o dobro, ontem eu tinha uma mãe, hoje não tenho mas, antes de ontem eu tinha pai, hoje não tenho mas,ontem eu era uma criança hoje sou pai, hoje minha filha tem mãe e pai amanhã não terá, mas a vida é assim uns vão outros vem mas a vida não para. Israel de lima

 

 



GOGÓ DA EMA

Gogó da Ema era um coqueiro deformado que lembrava o pesçoco de uma ema, e que tornou famosa a praia de Pajuçara.

Infelizmente em 55, a fúria do mar derrubou nosso glorioso Gogó da Ema, mas sua imagem vive na lembrança dos alagoanos.

 

Sete Coqueiros na praia de Pajuçara

Assim era a paisagem que deu origem a praia de sete coqueiros na pajuçara, tornando ponto de encontro dos jovens da época. atualmente os governos deixaram de valorizar um dos pontos mais conhecido em maceió, que vendia camisas e lembrancinhas dessa imagem aos visitantes.

 

 

Deodoro da Fonseca

Manuel Deodoro da Fonseca (Marechal Deodoro, 5 de agosto de 1827 — Rio de Janeiro, 23 de agosto de 1892) foi um militar e político brasileiro, proclamador da República e primeiro presidente do Brasil. veja mais


PRAIAS DO LITORAL SUL/ AL
PRAIAS DO LITORAL SUL/ AL

Litoral Sul:

 

 

Coruripe AL

 

 

 

 

 

 

             O município de Coruripe situa-se na Costa dos Coqueiros, litoral sul do Estado de Alagoas, entre os municípios de Jequiá da Praia e Feliz Deserto, banhado pelo Rio Coruripe, que deu o nome ao município, está aproximadamente a 90 km da capital, Maceió. É conhecido como 'Paraíso das Águas' e destacamos sua redondeza repleta de belezas naturais espalhadas por toda a zona, praias de grande extensão e várias lagoas, ressaltamos a Lagoa Poxim e a Lagoa do Pau. Sua costa é bastante freqüentada pelos amantes do mergulho e do sub marinismo, com exuberantes piscinas naturais formadas entre os recifes de corais é também um lugar onde foram encontrados importantes naufrágios.

 

 

 

CoruripeCoruripe
 

 

HISTÓRIA
  
 
      Os primeiros habitantes do município de Coruripe foram os índios Caetés, famosa tribo canibal que habitou toda a zona banhada pelo rio Coruripe, conhecido pelos índios como Cururugi, que deu o nome ao município.

Posteriormente foi colonizado pelos náufragos que sobreviveram ao massacre dos índios Caetés, que devoraram a D. Pedro Fernandez de Sardinha, primeiro bispo do Brasil, no século XVI.

Anos mais tarde, foi invadido pelos portugueses graças a sua excelente localização, em um lugar repleto de zonas úmidas que facilitavam a agricultura, e por estar banhada pelas águas do Oceano Atlântico com uma grande riqueza em produtos do mar. Também foi invadido pelos holandeses.

Graças a sua privilegiada situação e a sua riqueza natural foi um lugar povoado desde seu descobrimento, que cresceu rapidamente ao longo da sua história. A meados do século XIX tornou-se independente da Vila de Poxim, a qual havia pertencido desde o início. No ano de 1866 foi elevada à categoria de Vila, e anos mais tarde, em 1892, à categoria de Cidade.

Atualmente o turismo está convertendo-se em uma das principais fontes de renda, sem esquecer da agricultura e da pesca, principais fontes de economia desde suas origens.
Durante todo o ano é visitado por milhares de turistas que buscam em suas belas lagoas e praias, na maioria selvagens e pouco urbanizadas, o lugar ideal para descansar e relaxar nas suas férias e praticar uma grande variedade de atividades náuticas.

 

PASSEIO TURISTICO

     Igreja Matriz de Sant'Anna - Coruripe - A Igreja Matriz de Sant'Anna foi construída no século XVIII, sobre os restos de um antigo santuário, na atual praça Narciso de Andrade. Foi aberta aos fiéis no ano de 1761 e destacamos sua torre campanário de estrutura quadrada que sobressai a um dos lados da sua fachada principal. Merece mencionar a inscrição situada no seu frontispício, 'Sant'Anna Socorre os Miseráveis'.

 

     Convento Nossa Senhora da Conceição - Coruripe - O Convento Nossa Senhora da Conceição, foi construído a meados do século XV pelos padres Franciscanos em homenagem à padroeira da cidade. É um dos monumentos mais importantes e visitados por milhares de turistas que chegam ao município durante todo o ano. Situa-se no alto do Morro Itaguassú, lugar com umas maravilhosas panorâmicas da cidade e de toda a zona.

 

PRAIAS

     Praias Toda a costa do município de Coruripe estende-se ao longo de vários quilômetros, desde a praia do Pituba até a praia do Poço, e está formada por belas praias com recifes de corais, aquários naturais e lagunas. São em sua maioria praias selvagens e existem para todos os gostos, desde praias tranquilas com areia fina e águas calmas ideais para o banho, até praias selvagens com fortes ondas, preferidas pelos amantes da paz e da tranqüilidade.

 

      Praia do Pituba A Praia de Pituba é uma praia de mar aberto e com fortes ondas, não está indicada para o banho. Seu principal acesso é a pé, através da praia da Lagoa do Pau. De areia clara e fina, com recifes de corais e zonas rochosas.

 

     Praia da Lagoa do Pau A Praia da Lagoa do Pau situa-se na desembocadura do Rio Pau, onde formam-se lagoas rodeadas de Mata Atlântica que dá o nome a praia, muito freqüentada pelos banhistas. Caracteriza-se por suas areias finas e águas com fortes ondas sobretudo nas altas marés, lugar muito freqüentado pelos amantes do surf. Ao longo de todo o calçadão destacamos os pequenos bares onde podemos refrescar-nos.

 

    Praia Pontal de Coruripe A Praia Pontal de Coruripe é uma praia semi urbana, uma das mais visitadas pelos turistas. Pelo seu calçadão se pode observar os numerosos barcos e jangadas, embarcações típicas do Brasil, utilizadas para passeios com os turistas ao longo de toda a costa e por suas belas lagunas. Em um dos lados da praia destaca-se um farol, utilizado para avisar aos navegantes da presença de recifes de corais poucos metros da costa, onde formam-se belas piscinas naturais cheias de peixes coloridos, lugar ideal para os amantes do mergulho e do banho.

 

   Batel A Praia do Batel forma uma ferradura e está localizada na desembocadura do Rio Coruripe. Pouco frequentada pelos turistas.

 

    Barreiras A Praia de Barreiras está localizada na desembocadura do Rio Coruripe. Com areia escura e repleta de coqueiros. Seu acesso se faz através da Praia Miaí de Cima, ou pelo rio nas marés baixas.

 

     Praia Miaí de Cima A Praia de Miaí de Cima é um belo e extenso areal deserto rodeado de coqueiros, com areia fina e águas com fortes ondas. Estende-se por 7 km e é muito freqüentada pelos amantes da tranqüilidade e do extenso calçadão que se prolonga até a praia de Miaí de Baixo.

 

    Praia Miai de Baixo A Praia Miaí de Baixo é uma praia selvagem de 8 km de extensão, pouco freqüentada e localizada ao sul da Praia Miaí de Cima. Com areia fina e escura, águas com fortes ondas, não está indicada para o banho.

 

     Praia do Poço A Praia do Poço forma uma enseada selvagem cheia de coqueiros e com fortes ondas. Seu acesso é feito a pé através da praia de Miaí de Baixo e nas suas proximidades está visivelmente localizado um naufrágio, nas marés baixas. É muito visitada pelos amantes do sub marinismo.

 

 

 

 

Alagoas- Delta do Rio São Francisco

Delta do Rio São Francisco localizado na cidade de Piaçabuçu divisa com o Estado de Sergipe, onde a divisa e o gigantesco Rio São Francisco, que desagua no oceano, uma linda paisagem a ser admirada!!!

 

 

 

Praia de Dunas de Marapé



As águas calmas, de verde delicado e claro, são um convite irresistível ao mergulho, principalmente quando se conhece a temperatura morna das piscinas naturais formadas na maré baixa.

Onde as cores alagoanas se encontram

        

  Na lista das 10 praias mais lindas do Brasil - segundo a mídia especializada - está Dunas de Marapé, a 65 quilômetros de Maceió, no município de Jequiá da Praia. Bela e exótica, Marapé, com suas areias brancas, é marcada pelo encontro das águas escuras da Lagoa de Jequiá com a imensidão azul turquesa do oceano atlântico. Por isso mesmo, a região é considerada uma explosão de vida marinha. O manguezal, que circunda toda a orla, é um grande berçário natural para inúmeras espécies de peixes, crustáceos e moluscos que fazem da culinária local, uma das mais ricas e saborosas de todo o Nordeste. Camarões, caranguejos, sururu e mariscos são a base de pratos que seduzem nativos e visitantes. Isso, sem falar dos inesquecíveis doces e compotas de frutas nativas, a exemplo da jaca, coco e carambola.

 

     A vegetação se encarrega de completar este deslumbrante espetáculo de cores. Os resquícios da mata atlântica apresentam matizes de verde contrastados com o vermelho das folhas secas, que lembram a cor de massapé (terra propícia ao cultivo da cana-de-açúcar).

    Para melhor receber as pessoas, um charmoso complexo turístico de mesmo nome foi construído neste impressionante cenário. E para chegar até lá, partindo-se da capital alagoana, leva-se menos de duas horas. Até as Dunas de Marapé, atravessa-se o povoado de Duas Barras, onde fica uma vila de pescadores. Além da vizinhança com o mar, o lugar é cortado pelos rios Jequiá e Poxi. A travessia para Dunas de Marapé - que dura cerca de cinco minutos - é feita pelo Jequiá por meio de escunas. Já na outra margem, uma pequena ponte dá acesso às dunas. No complexo de Dunas de Marapé, a recepção dos visitantes é feita no restaurante. Já acostumados à presença dos convidados, os animais selvagens da região não se escondem e até posam para fotos. Os micos fazem sucesso e encantam adultos e crianças. Mansos, comem na mão das pessoas e oferecem a cabeça para um breve cafuné.

      Não deixe também de fazer caminhadas, mergulhar no mar de águas mornas e límpidas e passear de barco por entre a luxuriante vegetação de mangue, com direito a paradas para banho de rio. Além disso, aproveite a oportunidade para conhecer outras praias vizinhas. Este é o caso de Jacarecica do Sul. Emoldurada por falésias de um vermelho vivo que contrastam com o restante da paisagem, a praia é um dos pontos mais selvagens e desconhecidos dos 230 quilômetros do litoral alagoano. Os que possuem espírito aventureiro podem, ainda, seguir até a praia de Pituba. Localizada dentro de uma fazenda, o que torna o acesso mais difícil, ela é ideal para a prática da pesca de arremesso e passeios do buggy.

       A última parada é o Povoado de Lagoa Azeda. Fundada há mais de um século e banhanda por águas agitadas, a praia é pouco indicada para a prática de mergulho e esportes náuticos, com exceção da pesca. A exuberância da vegetação local, com inúmeros coqueiros e mangues, impressionam e dão um ar selvagem ao local.

 

praia do Pontal do Peba

  

 

 

 

 

 

 

  

O Pontal do Peba é uma praia localizada no município de Piaçabuçu, no estado de Alagoas, no Brasil. A praia do Pontal do Peba, é a última ao sul do Estado.

Cercada por dunas, aqui é onde há o encontro do rio São Francisco com o Oceano Atlântico, que juntos formam um lindo espetáculo da natureza.

Nesta área de proteção ambiental, o Projeto TAMAR desenvolve programas de proteção das tartarugas marinhas.

 

Praia do Gunga/ Roteiro AL

 

 

 

 

 

 

 

 

     

       A Praia do Gunga é  localizada em uma curva sinuosa entre o Oceano Atlântico e a Lagoa do Roteiro. A praia, que é cercada por um grande coqueiral, dispõe de várias atrações para diversão, desde tomar banho de mar, lagoa, visitar as falésias, passear de barco ou buggy.

Durante a maré baixa, o mar tende a ser mais azulado, quando a maré sobe e o mar se encontra com a lagoa, a água fica esverdeada.

A praia faz parte do município de Roteiro e só pode ser acessada via mar ou por via terrestre tendo que passar dentro de uma propriedade rural privativa para assim chegar à esse belo lugar.

 

 

 

 

 

 

Praia da  Barra de São Miguel

 

 

 Hoteis Barra de São Miguel Apartamentos

 

Localizada a apenas 34 km de Maceió, capital do estado, Barra de São Miguel é um dos balneários mais badalados de Alagoas, oferecendo belas praias, passeios turísticos interessantes e boas opções de hotéis e pousadas.

Boa parte da praia principal de Barra de São Miguel possui uma extensa barreira de recifes, que, na maré baixa, amansa o mar, formando uma enorme piscina natural de águas calmas, cristalinas e azuis.

Durante a maré alta e no trecho esquerdo da praia, onde não existe a proteção dos arrecifes, as ondas fortes são propícias à prática de surfe. Do outro lado da barra, margeando a faixa de areia, a Lagoa do Roteiro tem um vasto manguezal intocado.

Do Mirante Alto de Santana, é possível ver o magnífico cenário de Barra de São Miguel, onde sobressai o intenso azul do oceano, junto à barra ornamentada por coqueirais plantados em toda a orla, até Maceió.

Barra de São Miguel – Um dos destinos mais procurados de Alagoas por suas belas praias e passeios diversos. 

Variados tipos de embarcação, entre jangadas, saveiros, escunas e catamarãs, levam os turistas até os arrecifes, para ver as formações esculpidas pelo trabalho incessante das águas sobre as rochas. Na Ilha Três Corações, o mar adquire tons avermelhados, a partir de seu encontro com o Rio Niquim, um espetáculo que causa verdadeira comoção em Barra de São Miguel.

O destino mais procurado, porém, fica a cerca de 10 km de distância. Encravada entre coqueiros a perder de vista, no encontro da Lagoa do Roteiro com o mar azul, revela-se a paradisíaca Praia do Gunga, um pontal que, na verdade, forma duas praias distintas. 

 

 

Praia do Francês, MARECHAL DEODORO AL

    Situada entre o mar e a Lagoa Manguaba, a maior de Alagoas, com 34 km de extensão, diversas ilhas e canais, além de um imenso manguezal, Praia do Francês fica a apenas 20 km de distância de Maceió, capital do estado.

Sua principal praia, inicialmente chamada Porto dos Franceses, está cotada entre as dez melhores do Brasil para a prática de surfe.

No entanto, do lado esquerdo, é protegida por uma barreira de arrecifes, que, na maré baixa, forma uma grande piscina natural, de águas calmas, mornas e transparentes, cujo tom varia do azul ao verde e convida ao mergulho e à contemplação. 

De areia clara, fina e fofa, com muitas barracas erguidas na orla, a célebre Praia do Francês, que já foi considerada uma das mais bonitas da região, hoje em dia recebe bastante movimento, principalmente nos finais de semana.

À direita, o trecho de mar aberto consagrado pelos surfistas, é mais sossegado.

Quem gosta de tranqüilidade, deve visitar a Praia do Saco da Pedra, que faz parte de uma reserva ecológica e pode ser alcançada a pé, pela própria Praia do Francês, na maré baixa, ou de carro, passando por propriedades particulares.

De areia fina, recifes e água tépida e cristalina, possui muitos coqueirais em meio à vegetação nativa. Outra opção de acesso à Praia do Saco, como é mais conhecida, se faz através de passeios de barco pela Lagoa Manguaba, de águas mornas e muito ricas em fauna e flora.

Os roteiros costumam incluir a Ilha de Santa Rita, maior ilha lacustre do país, com mais de 12 km² de superfície, pouso de aves migratórias e também inserida na Reserva de Saco da Pedra.